quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O que é NFC?

31/01/2012 14h46 - Atualizado em 31/01/2012 16h25

O que é NFC?


NFC - Near Field Communication - é uma tecnologia que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios (wireless), sendo necessária apenas uma aproximação física. A novidade teve origem no padrão RFID (Radio Frequency Identification), mas se distanciou deste ao limitar o campo de atuação de freqüências para uma distância de até 10 centímetros, objetivando tornar-se mais segura.

nfcO NFC troca dados de dispositivos móveis através de uma aproximação física de até 10 centímetros (Foto: Divulgação)
A tecnologia é um padrão definido pelo NFC Fórum, um consórcio global criado em 2004 e composto de companhias de hardware, software, cartões de crédito e bancos. Entre os principais membros do Forum estão: Qualcomm, LG, NokiaHuawei, HTC, Motorola, NEC, RIM, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, AT&T, Sprint,  Google, Microsoft, PayPal, Visa, Mastercard, American Express e Intel.
Aplicações
Um dispositivo com um chip NFC pode funcionar como um documento de identidade ou ser usado para fazer um pagamento. Aparelhos com a tecnologia podem ler tags NFC em um museu ou vitrine de loja para obter mais informações.
Existe ainda a possibilidade de equipamentos com NFC substituírem os códigos de barras e os cartões de crédito. Com isso, não será mais preciso procurar por máquinas de leitura nas lojas. Apenas com a aproximação do celular será possível conferir o preço do produto. Depois, bastará fazer o mesmo com um aparelho com NFC instalado no caixa para pagar a conta.

Nos Estados unidos e no Japão, a tecnologia já é usada para comprar bilhetes de trem, ingressos de eventos e até para pagar compras. No sistema de metrô de Tóquio é possível comprar passagens apenas aproximando o celular às catracas. Um grupo selecionado de alunos está usando seus smartphones com NFC para ganhar acesso a prédios da Universidade do Estado do Arizona.
A tecnologia NFC pegou carona na popularização dos telefones celulares e ganhou espaço através deles. Dentre os modelos atuais que já vêm com NFC destacam-se o Samsung Nexus S, BlackBerry Bold 9900 e 9930, BlackBerry Curve 9350, BlackBerry Curve 9360 e BlackBerry Curve 9370, Nokia C7 e muitos outros. Existe a expectativa que a Apple também venha adotar a tecnologia nos próximos lançamentos de seus Gadgets, porém, nada disso foi confirmado pela fabricante até o momento.

--
O TechTudo credito
s

Nenhum comentário:

Postar um comentário